Obama elogia progressos no Afeganistão, mas diz que EUA querem mais

29/03/2010 17:28

 

Presidente fez visita surpresa ao país neste domingo (28).
Ele diz que espera melhorias no combate às drogas e à corrupção.


Os Estados Unidos estão entusiasmados com os progressos do governo afegão, mas esperam ver mais melhorias, especialmente no combate às drogas e à corrupção, afirmou o presidente Barack Obama neste domingo (28) em visita ao país.


"O povo americano se encontra encorajado pelo progresso que foi feito", afirmou Obama a Karzai diante da imprensa após uma reunião a portas fechadas.

 

Foto: Charles Dharapak/AP
Presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta membros de suas tropas na base aerea de Bagram, no Afeganistão, durante visita surpresa realizada neste domingo (28). (Foto: Charles Dharapak/AP)


Contudo, ele pressionou Karzai para que "continue a fazer progressos junto aos civis, em termos de boa governança e, luta contra a corrupção.


Também disse que fez um dramático esforço de voar para o Afeganistão no meio da noite para agradecer às tropas americanas por seus "esforços incríveis e seus tremendos sacrifícios" tão longe de casa.


Karzai, por sua vez, disse que queria agradecer aos contribuintes americanos por sua ajuda para "reconstruir as instituições civis e o governo do Afeganistão".


Na reunião com o presidente Karzai, também ficou acertado que o chefe de Estado afegão viajará a Washington em 12 de maio.


O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, que viajou com o Obama para o Afeganistão, anunciou a próxima visita de Karzai a Washington no Twitter.


O presidente Barack Obama aterrissou neste domingo no Afeganistão para uma visita surpresa, a primeira desde que assumiu o cargo, e para se reunir com o presidente afegão e as tropas americanas posicionadas nesse país, constatou um fotógrafo da AFP.


A viagem de Obama foi cercada de segredo por razões de segurança. Ele deixou Camp David sem anúncios no sábado e viajou sem escalas no meio da noite a bordo do Air Force One, pousando na base aérea de Bagram, no norte de Cabul.


Ele foi recebido pelo comandante americano, general Stanley McChrystal, e o embaixador americano para o Afeganistão, Karl Eikenberry.


O presidene, que ordenou um reforço de tropas no país em dezembro passado, depois partiu num helicóptero com direção ao palácio presidencial de Cabul.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário