Jogos violentos podem transformar crianças e adolescentes em pessoas agressivas?

29/06/2009 09:26

Após estudar 130 artigos científicos sobre o tema e levando em consideração os hábitos de mais de 100.000 pessoas de raças, idades e sexos diferentes na Europa, Japão e Estados Unidos, Craig Anderson, diretor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Iowa, chegou à conclusão de que jogos violentos de videogame podem levar seus usuários a comportamentos agressivos.

Em contra partida, pesquisas realizadas na universidade UEA (Reino Unido) mostram que na década passada muitos jovens com menos de 25 anos jogaram jogos violentos durante muito tempo e nem por isso houve aumento no índice de violência nas ruas do país. Ao contrário, a violência diminuiu.


Segundo a pesquisa os americanos consomem uma média diária de 18.46 gigabytes por dia de vídeo games. Ela mostra ainda que nas listas dos dez melhores jogos da década, sete ou oito dos jogos listados têm violência em seu conteúdo.

Em países como o Brasil onde o índice de violência urbana é relativamente alto,mas não há nenhuma pesquisa que comprove que adolescentes passam a ter um comportamento mais agressivo após terem jogado jogos extremamente violentos. Para muitos, isso apenas comprova que as razões não se limitam apenas aos jogos.

A discussão sobre os efeitos que esse tipo de jogo pode causar em seus usuários não para por aqui. Ambos os lados continuarão com seus estudos contra e pró-games. Uma outra discussão aqui seria também quanto a questão dos desenhos infantis violentos como pica-pau, estes também não poderião influenciar comportamentos violentos por parte das crianças?

E vocês também acreditam que games violentos podem estimular comportamentos violentos? Deixem seu comentário.