Cruzeiro vence o Vélez Sarsfield e assume a liderança na Libertadores

24/06/2009 14:51


Com um show da dupla de ataque, Thiago Ribeiro e Kléber, o Cruzeiro derrotou o Vélez Sarsfield, por 3 a 0, no Mineirão. Foi a primeira vitória celeste sobre o rival argentino, em partidas oficiais. 

Thiago Ribeiro fez o gol de abertura, ainda no primeiro tempo. Kléber, duas vezes, na segunda etapa, completou o marcador. 

Com o resultado, o Cruzeiro assumiu a liderança do grupo 7 da Taça Libertadores. Agora, o time mineiro tem dez pontos, o mesmo que o Vélez, mas supera os argentinos no saldo de gols, primeiro critério de desempate: 6 a 1. 

O Colo Colo, terceiro colocado, tem quatro pontos, mais ainda não jogou nesta rodada. Os chilenos encaram o Deportivo Itália, na Venezuela, no dia 6 de abril. 

O time celeste, agora, volta as atenções para o Campeonato Mineiro. No sábado, às 18h30, no Mineirão, a equipe encara o Uberaba, pela partida de ida das quartas de final do Estadual.

Show de Thiago Ribeiro 

O Cruzeiro começou a partida de forma vibrante. O meio-campo, bastante avançado, dava velocidade ao ataque celeste. A defesa argentina se mostrava um pouco desorientada e parava as jogadas com seguidas faltas. 

Jonathan e Diego Renan eram as principais armas do Cruzeiro. Os laterais da equipe celeste chegavam com certa facilidade, mas erravam nos cruzamentos. Kléber, pelo meio, se movimentava muito, mas estava bem marcado. 

Aos 14 minutos, o Cruzeiro teve a melhor chance de marcar. Thiago Ribeiro recebeu em velocidade, pela direita, passou pelo marcador e cruzou para Kléber. Porém, o atacante bateu prensado, e a bola sobrou tranquila para o goleiro Montoya. 

O Cruzeiro era muito superior. Fábio praticamente assistia a partida. Era um jogo de defesa contra ataque. E a mesma jogada se repetia, sempre com muito perigo. Thiago Ribeiro, o melhor da partida, tentava as jogadas com Kléber. 

A pressão celeste era grande. E, aos 32 minutos, a equipe fez o primeiro gol. Thiago Ribeiro recebeu na esquerda, driblou três zagueiros adversários e, de fora da área, bateu forte e de direita. O goleiro Montoya voou, mas não achou nada: 1 a 0. 

Imediatamente após o gol, o Cruzeiro sofreu uma baixa. Thiago Heleno sentiu dores no púbis e foi substituído. Gil entrou em seu lugar. 

O time da casa ainda teve várias chances de marcar. Aos 43 minutos, quase o Cruzeiro aumentou o placar. Jonathan recebeu na direita, tocou para Henrique que, de primeira, devolveu para Jonathan. O lateral bateu forte, mas Montoya defendeu em dois lances. 

Kléber impossível 

Em desvantagem, o Vélez Sarsfield começou a segunda etapa um pouco mais avançado. Porém, o time argentino pagou, imediatamente, pela ousadia. 

Logo aos 3 minutos, Thiago Ribeiro recebeu o passe de Henrique e, pela direita, tocou para a área. Kléber, com muita vontade, se esticou todo para tocar para o fundo das redes: 2 a 0 para o Cruzeiro. 

O Vélez sentiu muito o segundo gol. O time não conseguiu mais se encontrar. Tanto que, aos 8 minutos, o Gladiador fez mais um gol. A dupla com Thiago Ribeiro funcionou mais uma vez. Kléber recebeu um ótimo passe e, com o bico da chuteira, na saída de Montoya, empurrou a bola para o gol: 3 a 0. 

Foi o sétimo gol de Kléber na Taça Libertadores. O Gladiador se isolou na artilharia da competição. 

Com a tranquilidade no placar, Adilson Batista colocou mais um volante em campo. Fabrício entrou na vaga de Gilberto, mas, ainda assim, o Cruzeiro continuou no ataque, em busca de mais um gol. 

E o que estava difícil para o Vélez ficou ainda mais complicado. Aos 36 minutos, Somoza, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Fabrício e levou o cartão vermelho. O Cruzeiro ficou ainda mais tranquilo em campo. 

O time tocou a bola até o fim da partida, e a torcida celeste deixou o Mineirão na expectativa de que a equipe, enfim, redescobriu o bom futebol de 2009. 

CRUZEIRO 3 X 0 VÉLEZ SARSFIELD 

Cruzeiro
 
Fábio; Jonathan, Thiago Heleno (Gil), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Fabrício); Kléber e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista). Técnico: Adilson Batista 

Vélez Sarsfield 
Montoya; Díaz (Lima), Sebá, Otamendi e Emiliano Papa; Cubero, Somoza, Zapata e Moralez (Cabrera); López (Martinez) e Santiago Silva. Técnico: Ricardo Garcia 

Motivo: quinta rodada da fase de grupos da Taça Libertadores 
Data: 31/3/2010 
Horário: 19h30 
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG) 
Árbitro: Wilmar Roldán (COL) 
Auxiliares: Wilson Berrío (COL) e Javier Camargo (COL) 
Público: 43.374 pagantes 
Renda: R$ 839.150,90 
Cartões amarelos: Gilberto, Fabrício e Kléber (Cruzeiro); Somoza, Santiago Silva e Lima (Vélez Sarsfield) 
Cartão vermelho: Somoza (Vélez Sarsfield) 
Gols: Thiago Ribeiro (Cruzeiro), aos 32 minutos do primeiro tempo; Kléber (Cruzeiro), aos 3 minutos, e Kléber (Cruzeiro), aos 8 minutos do segundo tempo