Chico Xavier

28/03/2010 11:17

 - (Reprodução | Pinga-fogo)Nos 92 anos de vida, Chico Xavier se dedicou à psicografia e lançou mais de 400 livros, dos quais não usufruiu dos direitos autorais, pois afirmava que eles foram escritos pelos espíritos. O dinheiro arrecadado com a venda dessas obras foi todo doado para instituições de caridade.

Em julho de 1971, Chico Xavier participou do programa "Pinga-fogo", exibido pela TV Tupi, e enfrentou perguntas da plateia e de jornalistas. Exibido ao vivo, a previsão era de que durasse apenas uma hora, o tempo de duração de um VT na época, mas o sucesso e a audiência foram tão grandes que o programa durou quase três horas.

Incrédulos, alguns dos jornalistas acreditavam que Chico Xavier era uma fraude e discutiam com ele pontos do espiritismo. Em uma das perguntas, ele é questionado sobre a autoria dos livros. 

ale lembrar que um dos casos famosos durante a vida de Chico Xavier foi um processo judicial movido pela viúva de Humberto de Campos. Morto em 1934, o escritor começou a se comunicar com o médium em 1937 e sua esposa moveu uma ação contra a Federação Espírita Brasileira com o objetivo de receber os direitos autorais sobre os livros. O processo causou muita polêmica na época e, inclusive, foi um dos motivos para a reportagem sobre Chico Xavier na revista O Cruzeiro, de autoria de David Nasser.

Chico Xavier deixava claro que os livros não eram de sua autoria. Entre os motivos, ele trabalhava normalmente para sustentar sua família, não cobrava nada pelas consultas e só havia frequentado a escola até o primário, não tendo conhecimento suficiente para escrever tantos livros. Em outro trecho do Pinga-fogo, ele relata uma de suas primeiras experiências psicográficas, de um poema de Augusto dos Anjos que lhe foi ditado enquanto aguava uma plantação de alho em Pedro Leopoldo.ale lembrar que um dos casos famosos durante a vida de Chico Xavier foi um processo judicial movido pela viúva de Humberto de Campos. Morto em 1934, o escritor começou a se comunicar com o médium em 1937 e sua esposa moveu uma ação contra a Federação Espírita Brasileira com o objetivo de receber os direitos autorais sobre os livros. O processo causou muita polêmica na época e, inclusive, foi um dos motivos para a reportagem sobre Chico Xavier na revista O Cruzeiro, de autoria de David Nasser.


Chico Xavier deixava claro que os livros não eram de sua autoria. Entre os motivos, ele trabalhava normalmente para sustentar sua família, não cobrava nada pelas consultas e só havia frequentado a escola até o primário, não tendo conhecimento suficiente para escrever tantos livros. Em outro trecho do Pinga-fogo, ele relata uma de suas primeiras experiências psicográficas, de um poema de Augusto dos Anjos que lhe foi ditado enquanto aguava uma plantação de alho em Pedro Leopoldo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário