Nossa TV online,com séries e filmes inéditos e lançamentos no cinema.

 

Watch live streaming video from tveemar at livestream.com

 

Pais e Alunos

Como manter o Público infantil protegido dos riscos on-line

29/03/2010 09:23
Como manter o Público infantil protegido dos riscos on-line 24. 02. 2010 A segurança na utilização da Internet por crianças é hoje alvo de atenção do governo, dos educadores e principalmente dos pais. Os perigos ligados a utilização da Internet pelo público infantil, são agrupados em três...

Jogos violentos podem transformar crianças e adolescentes em pessoas agressivas?

29/06/2009 09:26
Após estudar 130 artigos científicos sobre o tema e levando em consideração os hábitos de mais de 100.000 pessoas de raças, idades e sexos diferentes na Europa, Japão e Estados Unidos, Craig Anderson, diretor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Iowa, chegou à conclusão de que...

 A Química se alia à tecnologia pela aprendizagem


O projeto Os mistérios químicos da chuva ácida partiu do desejo de desenvolver a temática em sala de aula, integrando as ações dos laboratórios de Química e de Informática. Assim, foi possível criar e registrar situações de aprendizagens e abordar a importância da utilização dos recursos tecnológicos e das ferramentas químicas na interpretação das transformações que ocorrem no mundo.

     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999), “o aprendizado de Química no Ensino Médio (...) deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto a construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. 

     Nessa perspectiva, o projeto visa a articular teoria e prática, tendo como ponto de partida o conhecimento prévio, a curiosidade e o espírito científico do educando. Como ferramenta para realização da integração entre as aulas de Química e Informática foi utilizado o Programa Rived, da Secretaria de Educação a Distância do MEC, além de outros materiais didáticos.

     A Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, a Rived realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino: https://rived.mec.gov.br

     O projeto foi articulado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Universidade Estadual do Maranhão e o Centro de Ensino Graça Aranha.

Avaliação

     Aconteceu durante todo o processo através do comportamento, frequência, exercícios, testes e realização de trabalho de caráter experimental. Cotidianamente os alunos são motivados à elaboração de roteiros executáveis acerca dos experimentos. Dessa forma, conseguem emitir algumas hipóteses, relacionar os conceitos aprendidos e através da execução de cada experiência são instigados à conclusão de suas hipóteses iniciais e os exercícios propostos no Programa Rived são utilizados como forma de fixação do conteúdo explanado.

Resultados Atingidos

     Percebeu-se um despertar efetivo na participação e no interesse dos alunos envolvidos. Foram demonstradas habilidades, interatividade, aprendizagem colaborativa e significativa através da socialização e da construção do conhecimento.

     Através deste projeto, proporcionamos aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades, como observação, trabalho em equipe, criatividade, organização, registro de situações de aprendizagens, utilização do Rived, uso do sistema operacional Linux Educacional, realização de análises comparativas por meio de experimentos e interpretação de dados.


Acontecendo na prática

Na sala de aula: 
leitura discursiva e reflexiva de textos complementares, contextualizando o conteúdo sistematizado com o cotidiano do aluno

No laboratório de Informática: 
divisão dos alunos em duplas, realização das atividades em três fases, de acordo com a indicação dos textos contidos nas telas do Programa Rived.
1ª Fase - Exposição da temática;
2ª Fase - Apresentação dos textos;
3ª Fase - Discussão e reflexão sobre os textos apresentados nas telas.
Equacionar as reações químicas apresentadas nas simulações dos exercícios propostos no software.

No laboratório de Química: 
elaboração de roteiros para execução das experiências, emitir e constatar as hipóteses por meio da realização dos experimentos, obedecendo todas as etapas do método científico.


Ficha técnica

Local de realização: Centro Público de Ensino Graça Aranha - Imperatriz, MA.
Público atendido: alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Objetivos do projeto: 
• Desenvolver a criatividade, a curiosidade, o espírito científico e o interesse pela pesquisa.
• Apresentar situações que possibilitem ao educando pensar o seu cotidiano, a partir de diferentes pontos de vista por meio da observação, comparação, análise e interpretação.
• Integrar ferramentas químicas e tecnológicas por uma aprendizagem colaborativa e significativa.
• Identificar as variáveis e selecionar procedimentos necessários para a produção científica
Componentes curriculares envolvidos: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza (Química, Física), Informática e Matemática.
Duração: seis meses.
Carga Horária: 120h.
Recursos materiais: textos, livros, gravadora de CD e DVD, vídeos, câmera digital, TV, computador, software, internet, pendrive, impressora, reagentes, vidrarias, peagômetro, condutivímetro e microscópio.
 

Grêmio Estudantil

Grêmio estudantil: participar para prevenir a violência

28/04/2010 15:36
       A escola é um lugar estratégico e privilegiado para se trabalhar na perspectiva da prevenção da violência, pois pode ser o palco de experiências de prática cidadã. Elas podem ser disparadas, por exemplo, por meio do incentivo ao associativismo juvenil na forma...

Projetos Pedagógicos

Convivência, um exercício de valores

28/04/2010 15:38
  Em virtude dos muitos anos de uma educação meramente conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico...