A segurança na utilização da Internet por crianças é hoje alvo de atenção do governo, dos educadores e principalmente dos pais.

Os perigos ligados a utilização da Internet pelo público infantil, são agrupados em três categorias. São elas:

  • Conteúdos legais ou ilegais, impróprios, como pornografia, racismo, violência, entre outros, os quais são encontrados facilmente através de uma enorme variedade de dispositivos.
  • Contatos feitos através de salas de bate papo, chat, fórum, jogos on-line, grupos de discussão ou mesmo por e-mail, é a maneira mais vulnerável de se chegar até uma criança sem que ela possa imaginar que haja algum risco.
  • Comércio e publicidades não-éticas que não distinguem as informações dadas e ainda recolhem informações dos usuários, violando assim a privacidade e atraindo a criança para compras não autorizadas.

É preciso ainda incluir nesse grupo:

  • Comportamentos inadequados, aliados ao uso excessivo dessa tecnologia, reduzem muitas vezes o aproveitamento escolar e a sociabilidade, causando assim uma dependência psicológica da Internet.
  • Copyright nada mais é que a violação dos direitos autorais, resultante de cópias, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos por lei. O plágio é uma das práticas mais comuns utilizadas pelos estudantes que podem sofrer graves problemas de natureza financeira e principalmente jurídica.

Então o que fazer?

 

Não existe uma formula ideal para proteger o seu filho dos riscos oferecidos pela Internet, mas adotando medidas de precaução e orientando seu filho a usar de forma saudável essa ferramenta, você reduzirá esses riscos quando não estiver por perto para orientá-lo.

Listamos algumas dicas para que você possa orientar seu filho na hora de acessar a Internet:

  1. Determine horários para o uso da Internet, sempre que possível verifique o que o filho faz e os amigos com quem conversa;
  2. Se familiarise com programas como orkut , msn e outros para que você acompanhar o perfil de seus filhos nestes ambientes.
  3. Deixe o computador em uma área da casa onde toda família tenha acesso e possa acompanhar o que esta sendo exibido.;
  4. Sempre que possível acompanhe a criança quando ela precisar utilizar computadores públicos;
  5. Dedique algum tempo para navegar na internet com seu filho. Conheça o ambiente que ele utiliza para  que você possa acompanhar o perfil deles. Se sentir dificuldades por ser pouco familiarizado com a internet, peça para seu filho ensiná-lo.
  6. Ensine-o a fazer um uso responsável dos recursos on-line. Mostre a ele que há muito mais na rede do que salas de chat ou jogos. Se encontrar algum material ofensivo, aproveite a oportunidade para explicar porque o material é inapropriado e como ela deve proceder nesses casos.
  7. Explique que há pessoas mal-intencionadas na Internet. Oriente-o a não fornecer informações pessoais como nome, endereço e escola em que estuda. Não enviar fotos para pessoas que conheceu pela Internet e a não receber dessas pessoas nenhum tipo de arquivo.
  8. Recomende que eles utilizem recursos de privacidade nos perfis que eles têm nas midias sociais , esses recursos impedem que pessoas estranhas  acessem informações do perfil.
  9. Peça para conhecer os amigos que elas fazem no mundo virtual. E sempre enfatize que assim como podem surgir boas e duradouras amizades na internet, também podem existir pessoas com más intenções que se escondem atras de perfis falsos.
  10. Explique que existem coisas vistas e lidas na Internet que tanto podem ser verdadeiras como falsas.
  11. Não permita que seu filho abra sua webcam para desconhecidos: ele pode estar colocando um criminoso dentro da sua casa.
  12. Jamais autorize que seu filho marque encontros com pessoas desconhecidas com quem manteve contato pela Internet. Se você permitir que o encontro seja marcado, que seja em um local público e sempre acompanhado por você.
  13. Mesmo não sendo 100% seguro, opte por programas que filtram e bloqueiam sites. Utilize os recursos que seu provedor de acesso dispõe para bloquear o acesso a sites ou conteúdo que considere inadequado para o seu filho.
  14. Mantenha-se sempre próximo ao seu filho. Mais do que qualquer filtro ou programa a comunicação é fundamental. Uma conversa sincera entre pais e filhos ainda é a melhor arma para enfrentar os perigos da rede.